sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Material para iniciar em Python

Nos últimos tempos, tenho visto um grande número de pessoas querendo aprender Python, tanto na lista python-brasil quanto entre os alunos da SOCIESC. Recebi muitas mensagens pedindo auxílio nas últimas semanas, e acabei criando uma "resposta padrão". Ela é a base pra esse conjunto de dicas de material que segue abaixo.

Antes de mais nada, é importante lembrar como se escreve o nome da linguagem: é Python. Assim você já sai na frente quando for enviar uma mensagem com dúvidas pra alguma lista de discussão.

Pra quem já programa e quer pegar o jeito da linguagem ou está aprendendo a programar, uma visita a seção de Documentação do site PythonBrasil pode ser bastante produtiva. São dezenas de tutoriais e artigos sobre Python para os mais diversos níveis de aprendizado. Alguns tutoriais que eu recomendo para os inciantes são:
Se você procura por livros em português, eu recomendo o Aprendendo Python, da Bookman. Se a procura é por livros em inglês, faça uma pesquisa na Amazon, onde sempre existem livros baratos disponíveis.

Tendo os materiais de estudo você precisa do interpretador Python, de um editor de textos ou IDE e de uma lista de programas pra exercitar os conhecimentos. Vamos resolver uma coisa de cada vez.

Se você usa Linux, já deve ter o pacote de Python instalado, uma vez que a maioria das distribuições utilizam a linguagem para suas tarefas administrativas. Se você estiver utilizando Windows, baixe o interpretador de python.org. O pacote no Windows já vem com um editor, o IDLE, que também pode ser baixado para Linux. Outros editores também podem ser utilizados, como gedit, kate, vi e eclipse, só pra citar alguns.

Tendo o ambiente ajustado, procure ler os artigos, tutoriais e livros em frente ao computador, experimentando cada novo conceito e digitando os exemplos. Lembre-se: Python é uma linguagem interpretada e o interpretador é um grande aliado na assimilação dos conceitos.

Depois de digitar os exemplos, você pode usar a lista de exercícios do PythonBrasil pra continuar se aprimorando. E em caso de dúvidas, assina a lista python-brasil.

E então, vamos começar? Siga as instruções e compartilhe nos comentários se elas serviram pra você. E se você tem alguma outra dica interessante, não deixe de escrever!
Postar um comentário