quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Livro: Aprendendo Python

Recebi uma cópia de avaliação do livro "Aprendendo Python" da Bookman Editora, uma tradução do "Learning Python" de Mark Lutz e David Ascher, editado pela O´Reilly e recém-lançado no Brasil. Dei uma rápida folheada pra poder dar minha opinião aos interessados em comprá-lo. Se alguém já leu a versão em inglês ou já tem esta versão em português, pode comentar aqui. Postei um email sobre o assunto na lista Python Brasil, mas considero importante postar aqui também.

O livro já pode ser encontrado em várias livrarias na web e acredito que nas físicas também. O preço gira em torno de 100 reais. Vale a pena fazer uma pesquisa antes de comprar, incluindo aí a comparação de preço do frete e descontos para professores e estudantes.

Como já é tradição quando se trata de livros da Bookman, a qualidade gráfica e de tradução está de altíssimo nível. O livro está bem semelhante a versão em inglês, com uma ótima diagramação. O livro original é de 2004 e se baseia na versão 2.3 da linguagem. Não acredito que isto seja um grande problema por estarmos na versão 2.5

Em termos de conteúdo, o livro é bem completo no que se refere as estruturas da linguagem, não deixando faltar nada de importante. Pra quem já programa e quer uma boa referência à linguagem, acredito ser uma ótima opção. Um destaque do livro é a seção de Programação Orientada a Objetos, que inclui vários capítulos sobre o assunto.

Não diria que é um livro pra aprender a programar, embora seja bom pra quem já conhece um pouco de programação é quer se aprofundar no assunto. Estou lendo no momento a Parte 1 do livro, que tem justamente o objetivo de ser introdutória. Espero estar enganado neste julgamento e poder dizer que ele realmente serve pra quer quer dar os primeiros passos na arte de programar.

Assim que eu conseguir avaliar melhor o livro, vou escrevendo aqui. Minha conclusão é que finalmente temos um livro em português que vale o dinheiro investido. Espero que isto se confirme à medida que mais pessoas comprem e leiam o livro. E que venham outros!
Postar um comentário