sexta-feira, 11 de abril de 2008

Uma alternativa ao disque-pizza

É cada dia mais comum o uso de serviços de entrega de comida, principalmente o disque-pizza. O motivo para utilizar o serviço pode ser uma emergência que obriga a ficar até mais tarde no local de trabalho, um plantão, chegar em casa e se depara com geladeira e armários vazios ou mesmo o comodismo de receber o jantar pronto. No meu caso a principal razão é meu horário de trabalho, que me faz chegar em casa perto das 23:00 e com muita fome.


Depois que comprei um freezer no ano passado, comecei a experimentar uma alternativa aos serviços de entrega: passei a comprar pizzas e lasanhas congeladas. Tenho sempre uma quantidade razoável estocada em casa, compradas em hipermercados e de marcas consagradas. Algumas vantagens em relação aos serviços de entrega:

  1. Não preciso aguardar o entregador chegar, o que em determinados dias pode levar muito tempo;
  2. A comida vai pra mesa quente, pois é preparada em casa;
  3. É possível tomar um banho e arrumar a mesa enquanto o jantar fica pronto;
  4. Conheço a qualidade dos ingredientes que estão sendo utilizados;
  5. Posso incrementar o prato básico, acrescentando orégano, tomate, queijo parmesão, azeite ou o que mais der vontade;
  6. O preço é bem inferior ao da comida pedida fora;

É claro que não existem apenas vantagens. Algumas desvantagens são as seguintes:

  1. É necessário ter um freezer; congelador não resolve. No meu caso, tenho um pequeno, que me atende bem. Uma opção é uma geladeira de duas portas, com freezer;
  2. Preciso fazer as compras e estocar as pizzas e lasanhas ou não as terei na hora em que preciso;
  3. O custo do gás ou energia elétrica precisa ser contabilizado. No meu caso, utilizo um forno elétrico, que aquece rápido e assa em pouco tempo;
  4. Muita gente acha que a pizza ou lasanha congelada não têm o mesmo gosto de uma feita em forno à lenha;
  5. Você precisa preparar e assar, seguindo as instruções, que podem variar para cada produto.
E você, como resolve esse problema? Pede a comida pronta, assa você mesmo, ou tem alguma outra sugestão? Escreva nos comentários a sua dica.

Atualização: esse artigo foi citado no efetividade.net.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara, a maior desvantagem é que alimentos congelados contém um alto grau de gordura saturada... Você vai ficar uma BOLA! :)

Abs

Hugo

Bernardo Torres disse...

Gostei da alternativa.

Com relação às gorduras, é igual pros dois, ambos são cheios de gordura. E o preço dos congelados é menor.

Mas o que eu faria se tivesse os meios era comprar bastante salada, pão integral e fazer uns mega sanduíches de noite, junto com suco. Maaaas, como geladeira e freezer me faltam, fico com meu pão com manteiga mesmo.

Anônimo disse...

Post legal!

Eu sou adepto da idéia do Bernardo também: lanches bem elaborados.
Lógico que ainda não escapo daquela pizza, ou mesmo cachorro-quente no caminho pra casa.
Mas se tivesse um freezer, a vida ia ser outra, ainda mais eu que adoro cozinhar, é uma terapia!

Parabéns

Eternamente Jovem disse...

Bauru. Toda noite eu como bauru.

Frango num dia, carne no outro. Compro em qq padaria 24 hs.

Tem salada, carne, enfim...é qse uma refeição.

fsouza disse...

Os sanduíches sadios são interessantes sim!

Sem falar no hot dog comprado no carrinho, a caminho de casa! Geralmente monta rapidinho, e é muito gostoso!

Ricardo Bittencourt disse...

Eu concordo com o primeiro comentário, esse tipo de comida é boa pra emergências, mas engorda demais se for usado a longo prazo.

MARCO ANDRE LOPES MENDES disse...

Concordo com você ricbit. A grande questão que tentei abordar é: eu prefiro comer algo que vem de um fabricante conhecido e que eu vou assar a comer de um cara na rua, sem saber que produto foi usado e como foi manipulado. Ou comer algo que já chega frio e borrachudo em casa. Mas concordo que não é um bom exemplo de dieta saudável.