quarta-feira, 19 de março de 2008

Bossa Conference '08: o segundo dia

Antes de falar do segundo dia, preciso acabar de contar sobre o primeiro dia. Após a última palestra da tarde, o pessoal conversou um pouco e depois foi cada grupo pra um lado. Às 19:00, dois ônibus especialmente alugados pela organização do evento pegaram o pessoal com destino a uma lanchonete no centro de Muro Alto. Lá o pessoal pode conversar, comer e beber até perto de 23:00. Essa é uma característica da Bossa Conference: muito tempo livre e um ambiente cuidadosamente planejado para que as pessoas se conheçam, conversem e troquem experiências. Tanto é verdade, que no dia seguinte soube que vários grupos se reuniram dentro da piscina do hotel até cerca de duas horas da manhã, conversando sobre tecnologia e outros assuntos.

No segundo dia, assisti à palestra do Leandro de Melo Sales, do Laboratório Embbeded da UFCG. O tema foi a implementação do protocolo DCCP dentro da platafomra Maemo, de forma a melhorar a comunicação utilizando VoIP nesses dispositivos. O DCCP é mais uma tentativa de utilizar um protocolo na camada de transporte do TCP/IP, substituindo TCP ou UDP. Outro protocolo que tenta suprir essa lacuna é o SCTP.


Na saída, encontrei o Gustavo Barbieri e começamos a conversar sobre alguns projetos desenvolvidos por ele, como o Eagle e o Canola 2. Dai ele sacou o N810 do bolso e começou a mostrar alguns recursos. Não demorou muito para aparecer outro N810 na mão de outro colega e em breve tínhamos uma demonstração ao vivo, que eu felizmente registrei em fotos.

Depois de ver o Canola 2, fui verificar o estande da Claro e aproveitei pra testar os notebooks com tela de 17" rodando Ubuntu e com conexão por celular 3G a 1 Mbps. Aproveitei pra publicar as fotos do primeiro dia dali mesmo e registrei com fotos.


Depois do almoço assisti a uma palestra sobre o Ubuntu Mobile, proferida pelo Matthew Garret, um dos membros da equipe de desenvolvimento. Essa versão do Ubuntu vai rodar em dispositivos móveis, tablets e notebooks ultra-portáteis, e tem partes do Maemo. Na platéia, estava o Adílson Oliveira, que também faz parte da equipe do Ubuntu Mobile. Esse assunto foi bem coberto pela Linux Magazine e pelo Zumo. Ah! Na terça-feira também conheci o Henrique Martin do Zumo e conversamos um bom tempo. Já admirava o trabalho deles, e depois de nossa conversa passei a respeitar ainda mais.

Como a vida não é só trabalho, sai das palestras e fui dar um passeio até a praia. Lá perto vi um campo de futebol iluminado e, quando cheguei perto percebi que era o pessoal da conferência. me convidaram pra participar e jogamos mais uma meia hora. Depois tomamos um banho de piscina e fomos nos arrumar pra noite.


Às 19:00 os ônibus nos pegaram novamente pra irmos em outra festa. Essa tinham muito mais comida e era numa lanchonete na beira da praia. Passamos mais um bom tempo de conversas até o final da noite.



As fotos do evento são essas:



Nenhum comentário: