quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cópia de segurança e sincronização com o Dropbox


Dropbox é uma ferramenta que facilita fazer cópias de segurança de arquivos de um computador e a sincronização entre diversos computadores, mesmo que utilizem sistemas operacionais diferentes. Existem no momento versões para Windows, Mac e Linux.

Mas afinal o que é o Dropbox e o que ele tem de tão especial? A vantagem inicial é permitir que se faça uma cópia de segurança de um conjunto de dados de forma transparente. Basta copiar os arquivos para uma pasta previamente definida e o conteúdo é automaticamente sincronizado com a pasta do servidor. Estes dados ficam disponíveis e podem ser acessados a partir de qualquer navegador web. Desta forma, ele substitui com algumas vantagens as cópias feitas com dispositivos USB, o envio de arquivos por email e mesmo as cópias por ssh ou rsync.

No meu caso, tenho meus documentos pessoais e de trabalho sincronizados entre meus dois computadores e disponíveis sempre que eu preciso. Recentemente, comecei a editar um documento na minha estação de trabalho em casa. Mais tarde, sentei com minha mulher no sofá da sala e finalizei o documento a partir do notebook, sem ter que carregar o arquivo de um pra outro. Tenho utilizado também para deixar sempre à mão artigos e outros textos que posso ler sempre que sobra um tempo. Fotos e vídeos copiados da máquina digital acabam indo pra esta pasta também, pra depois ir pro seu lugar de armazenamento definitivo.

O grande potencial do Dropbox se revela quando o instalamos em diversos computadores, utilizando a mesma conta. Quando isto é feito, qualquer modificação realizada em uma das pastas é automaticamente sincronizada na web e, a partir de lá, para os demais computadores. Quem utiliza computadores diferentes no trabalho e em casa, sabe o quanto isto pode ser útil. Usuários de netbooks que mantém estações de trabalho ou notebooks para trabalhos mais pesados podem se beneficiar da ferramenta também. Outro uso interessante é na sincronização de pastas quando se utiliza máquinas virtuais no mesmo computador.

Um dos problemas que pode-se perceber no uso da ferramenta é no uso do link de Internet. Isto pode ser bem visível na sincronização inicial, ou quando copia-se arquivos muito grandes. Se você tem um bom link, não deve ser preocupar com isso. Outro situação que pode gerar um problema ocorre quando se apaga um arquivo de um lugar, e ele é apagado de todos. Desta forma, faça sempre uma cópia de segurança de seus dados mais inportantes. Por fim, à medida que vamos nos acostumando com o uso dele, o limite de 2 GB pode tornar-se um problema.

Se você quer começar a usar o Dropbox, o primeiro passo é criar uma conta, clicando aqui. O processo de criação da conta é muito rápido e simples. Ao criar uma conta, são fornecidos 2 GB de espaço. Ao criar a partir do link fornecido aqui, você me ajudará a ganhar mais 250 MB de espaço. O limite máximo por conta é de 3 GB. Para conhecer melhor o Dropbox, é possível assistir a um tour no site.

A instalação é bastante simples, e consiste em baixar e executar o arquivo de instalação para Windows, Mac ou Linux a partir da página de instalação do Dropbox. No caso do Linux, existem pacotes para algumas versões de Ubuntu e Fedora, além da possibilidade de adicionar os repositórios no Ubuntu. Neste caso, você será avisado quando houverem atualizações do programa.

Se você já utiliza o Dropbox, que tal contar o que você faz com ele? Se vocẽ não usa e quer saber mais, entre em contato também. Para obter uma conta e começar a utilizar o Dropbox, agora mesmo, clique aqui.

Um comentário:

Saldanha disse...

Excelente artigo e excelente serviço esse dropbox. Virei fã ;) !
Agora ele também possibilita a recuperação de arquivos apagados ! O que minimiza o problema q vc citou com relação a sincronização !
[]s...