quarta-feira, 26 de março de 2008

Python: é assim que se escreve

Saiu mais um artigo sobre Python com o nome da linguagem escrito errado. Alguns podem pensar "tudo bem pelo menos escreveram", ou "isso está ficando mais comum por que a linguagem está ficando mais falada" ou ainda "é um erro comum de digitação, pois o 'th' é comum em inglês". Todos os argumentos fazem sentido, mas continua o nome errado lá. Quem já teve seu nome trocado ou escrito errado sabe do que estou falando. Me chamam de Marcos, Marco Antônio, Marco Aurélio. Não gosto de nenhum deles: meu nome é Marco André, e é assim que gosto de ser chamado. É por isso que estou escrevendo sobre esse assunto.

Quando o Guido van Rossum escolheu o nome da linguagem, teve lá as suas razões. Diz a história que ele quis homenagear o grupo de humoristas britânicos Monty Python. Outros associam o nome da linguagem à cobra piton, que em inglês se escreve python. Em ambos os casos a grafia é a mesma:
p-y-t-h-o-n.


Pois bem e a palavra phython, grafada desse jeito, p-h-y-t-o-n, existe? Sim, por pior que isso seja. Segundo o Merriam-Webster, a palavra se refere a uma parte de uma planta. Como não tem relação nem com programação, nem com humor britânico, nem com cobras, encerro por aqui minhas considerações sobre este termo. O Guido não estava pensando na parte de de uma planta quando escolheu o nome da linguagem.


Numa pesquisa rápida no google, encontrei 75.600.000 a python e 786.000 referências a phyton. E o google nem me disse: " Você quis dizer python". Não analisei todos os links, mas acredito que muitos deles estão falando da linguagem, escrevendo seu nome de forma errada.

Peço uma atenção especial a todos que escrevem em seus blogs, enviam ou publicam notícias, escrevem tutoriais, manuais, slides de aula e outros materiais: escrevam o nome corretamente. Python, p-y-t-h-o-n. É assim que se escreve.

4 comentários:

Anônimo disse...

Marco Andre vc já viu no http://www.pythonbrasil.com.br/planet ? logo abaixo do seu post tem um outro post do Eduardo Willians escrito errado. Pow...assim fica dificil. Vou ser sincero...li seu post, estou de acordo..pessoal tem que ter mais cuidado quando chego no post depois do seu, vejo errado, nao aguentei..morri de rir

MARCO ANDRE LOPES MENDES disse...

O post dele cita o mesmo artigo que o meu. Ele copiou um trecho do artigo e não corrigiu a grafia. Uma pena.

Anônimo disse...

ok, ok. Corrijido. Mas o que eu fiz foi uma citação de um trecho, ele veio do jeito que estava escrito. Na verdade eu só copiei e colei. De qq forma, eu corriji pra não pegar mal pra mim.

Miere disse...

Concordo. Quem escreve um texto a respeito de qualquer assunto, deve-se atentar à ortografia. Quem lê um artigo precisa sentir credibilidade do autor, e escolher bem as palavras (e escrevê-las corretamente), é metade do passo.

Parabéns, Marco. Excelênte tópico.