sábado, 22 de março de 2008

Bossa Conference '08: um resumo do que foi apresentado

Passei três dias na Bossa Conference e mais dois dias conversando com pessoas que trabalham em torno das tecnologias lá discutidas. Assisti às palestras, tive muitas conversas, acompanhei discussões, vi e ouvi muita coisa interessante. Algumas tecnologias despontam como sendo muito promissoras e merecem uma atenção especial. Dentre elas, destaco:

- Python para a plataforma Maemo:
conhecido como PyMaemo, foi desenvolvido no INdT. Maemo é a plataforma Linux desenvolvida para a linha de Internet Tablets da Nokia, que começou com o N770, seguido do N800 e continua com o N810. Existe uma grande aposta por parte do INdT e da Nokia no desenvolvimento de aplicações feitas em Python para essa plataforma. Um bom exemplo é o mídia center Canola 2.

- EFL: O conjunto de ferramentas para desenvolvimento de aplicações gráficas conhecido como EFL é usada no Enlightment e permite o desenvolvimento de interfaces para o usuário com um alto grau de flexibilidade e leveza, além de um belo visual.

- Python para Série 60: conhecido como PyS60 é uma versão resumida de Python desenvolvido na Nokia para ser executado em celulares (na verdade, smartphones) da Série 60 da Nokia. Isso permite o desenvolvimento de aplicações para esse conjunto de dispositivos com uma incrível velocidade, acessando todos os recursos do equipamento e em um ambiente de desenvolvimento simplificado. A alternativa convencional seria o uso de desenvolvimento em C++ para o sistema operacional Symbian, que exigiria desenvolvedores altamente capacitados.

- Easy: um conjunto de bibliotecas que tem o objetivo de tornar muito mais fácil (dai o nome) o desenvolvimento de aplicações para a plataforma Maemo. O Easy também foi desenvolvido no INdT e engloba vários componentes como a biblioteca Eagle, suporte a UPnP e outros;

- DCCP: protocolo aprovado pela IETF que permite um uso melhor da rede em situações em que tráfego TCP se mistura com tráfego de voz. O DCCP é definido na RFC 3440 e já possui implementação para Linux e, conseqüentemente, para Maemo;

- Pluthon: plugin para o Eclipse que, juntamente com o PyDev, agiliza o desenvolvimento de aplicações em Python para a plataforma Maemo. Com o uso do pluthon, não é necessário criar um ambiente de compilação cruzada, pois a aplicação é desenvolvida numa estação de trabalho, enviada e testada diretamente no dispositivo móvel.

- UPnP: protocolo de descoberta de dispositivos que está se tornando um padrão de mercado. O UPnP permite, por exemplo, criar centrais de entretenimento que recebem informações dos dispositivos num ambiente e trocam informações com eles.

- Ubuntu Mobile: versão do Ubuntu para Internet tablets e notebooks ultra-portáteis, com suporte a telas sensíveis ao toque e uma interface especialmente desenvolvida para esse tipo de dispositivo. Utiliza partes do Maemo e pode vir a unir-se com ele no futuro. A primeira versão deve sair em maio de 2008, logo após o lançamento do Ubuntu 8.04 e a partir daí deve acompanhar o desenvolvimento das versões normais do Ubuntu.

- Linux em celulares da Nokia: nada foi falado a esse respeito, mas fica a indagação de quanto tempo deve durar até que os celulares da Nokia rodem o Maemo ou alguma outra versão de Linux.

Agradecimentos ao Osvaldo Santana Neto, que revisou esse texto antes de sua publicação.

Nenhum comentário: