segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

FISL 9: ajudando a fazer acontecer

Existem muitas formas de se envolver na comunidade de software livre. Desenvolver novos projetos, ajudar nos existentes, seja codificando, encontrando erros ou desenvolvendo a documentação, organizando o site ou uma lista de usuários são formas bem comuns. Ministrar palestras, organizar grupos de usuários e ajudar pessoas que estão dando os primeiros passos na comunidade são formas menos citadas, mas igualmente importantes. Esse ano, teremos a oportunidade de contribuir com um evento de proporções gigantescas: o Fórum Internacional de Software Livre. Essa contribuição se dará de várias formas: na submissão de palestras, na construção da programação e na divulgação do evento para o público-alvo.
O FISL - Fórum Internacional Software Livre é o maior evento de software livre da América Latina. Este ano, o 9º Fórum Internacional Software Livre - fisl9.0, será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril, novamente no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Esse ano, a APyB está trabalhando em conjunto com o pessoal do FISL para viabilizar uma trilha específica de Python e tecnologias relacionadas, como Zope, Plone, Django, Grok, XO e outras. O objetivo é ampliar a participação que já vem ocorrendo nos anos anteriores através dos encontros de grupos de usuários, apresentando palestras e tutoriais. Se tudo sair como o planejado, teremos uma mini PyConBrasil dentro do FISL. De fato, o FISL já se incorporou ao calendário da Comunidade Python no Brasil como um dos seus eventos oficiais. É mais uma oportunidade de rever os amigos feitos ao longo dos anos ou de novos membros conhecerem o pessoal mais antigo.

Tive também a satisfação de ver meu nome listado entre os avaliadores das palestras do evento. Isso significa que vou poder ajudar a definir a grade de palestras do FISL. Depois de assistir ao evento tantos anos, sinto-me muito grato por essa oportunidade. O trabalho requer muito responsabilidade e deve dar um bom trabalho, mas farei com prazer. Na lista de avaliadores, encontrei os nomes de algumas figuras já conhecidas do cenário do Sofware Livre nacional, juntamente com alguns parceiros da Associação Python Brasil, como o Osvaldo Santana Neto e o Dirceu Pereira Tiegs.

Por fim, o Guxlle está organizando a tradicional caravana para o FISL, permitindo que pessoas de Joinville e região possam participar do evento a um custo muito menor do que a alternativa de ir sozinho. Nos anos anteriores, pessoas de toda a região norte do estado e até mesmo Itajaí e Florianópolis se uniram a nós e puderam ir ao evento.

Sabemos que para o sucesso de um evento como esse, que reúne mais de 5000 pessoas de todo o mundo, são necessárias muitas pessoas, cada uma contribuindo da sua forma. Nossa parte é pequena, mas a faremos com dedicação, na expectativa de vermos o FISL cada vez melhor, por muito e muito anos.

Nenhum comentário: