quarta-feira, 6 de junho de 2007

Linux alimentando o Ogro

A revista Linux Journal deste mês traz um excelente artigo sobre o novo filme da séria Shrek. Embora seja um pouco longo e esteja inglês, vale a leitura.

O artigo se entitula 'DreamWorks Animation "Shrek the Third": Linux Feeds an Ogre' e pode ser lido a íntegra em <http://www.linuxjournal.com/article/9653>.

O que me chamou a atenção foi o bom nível técnico, explicando como o Linux foi utilizado na produção do filme, além das diversas linguagens de programação, entre elas, C, C++, Perl e Python. Segundo o artigo, existem milhões de linhas de código antigas, escritas em C, enquanto que as novas implementações estão sendo escritas em C++. De forma semelhante, os scripts feitos em Perl estão gradativamente sendo migrados para Python.

A evolução da quantidade de horas de processamento pra realização de cada filme também é apresentada, comparando este aumento com a lei de Moore. Além disso eles descrevem detalhadamente os computadores utilizados tanto em dekstops quanto em servidores, incluindo fotos, o que é raro de se ver.

Recomendo a leitura e aguardo ansioso pra ver o desenho. :-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Marco

Sempre apaixonado pelo Linux.
Vou usar seu blog para me inteirar das novidades do mundão da informática, pois sabes que não dou muita prioridade a estes assuntos, preciso então de um mestre que me diga resumidamente o que está acontecendo nesta área.

Um grande abraço